quinta-feira, 28 de julho de 2011

Pé na estrada em direção ao Uruguay!

Os últimos dias têm sido de muita estrada, correria - e lindas imagens, claro - para toda a equipe.

No domingo, dia 24, saímos pelo interior procurando paisagens que nos contassem um pouco sobre o Rio Grande do Sul, e meio sem rumo estabelecido, seguimos até Tapes, onde na estrada, registramos um pôr-do-sol de tirar o fôlego. Durante a noite, voltamos para POA comemorar junto com Marcelo Delacroix seu aniversário no bar Zelig. Com muita música e canja de vários amigos, nos despedimos da capital gaúcha embalados pela linda voz e pelo carinho de Marcelo, cuja hospitalidade tornou tudo melhor nesses dias em Porto.

Na segunda, foi a vez de desembarcarmos em Santo Antonio da Patrulha, a cerca de 80 km da capital. Lá encontramos o músico Zelito, que todo orgulhoso de sua cidade natal, nos levou até o Campestre, onde seu pai vive, e onde gravamos sua entrevista juntamente com Pirisca Grecco. Zelito e Pirisca nos contaram sobre seus trabalhos, a influência da Milonga, e sobre as parcerias com uruguaios e argentinos como Daniel Drexler e Pablo Grinjot. Mais tarde naquela noite, conferimos o show deles com varias participações especiais e um público para lá de animado.

Sem perder tempo e com muito chão pela frente, na terça-feira seguimos em direção á serra gaúcha, onde tínhamos agendada uma visita à Ervateira Amizade, em Ilópolis. Ao chegarmos à essa linda cidadezinha de apenas 4.000 habitantes, fomos super bem recebidos pelo pessoal da Secretaria de Turismo, que nos colocou em contato com os produtores de erva-mate da cidade, que sozinha, conta com 9 ervateiras. Na Amizade, fomos recebidos pelo Sr. Teolindo, que com orgulho nos mostrou passo a passo de toda produção, desde o plantio até a secagem, moagem e empacotamento da erva. Foi ótimo ter imagens tão bacanas desse símbolo cultural que une nossas tradições às dos hermanos, e que, devo confessar, tem nos acompanhado na estrada, espantando o frio e o sono da equipe.

Como ainda temos muito chão pela frente, ontem mesmo metemos o pé na estrada para ganhar alguns quilômetros em direção ao Uruguay. Seguimos até Santa Maria, onde pernoitamos, e ainda hoje passaremos pela fronteira, e dormiremos em solo uruguaio! Desde o começo da viagem tínhamos uma grande questão para resolver: descermos pelo litoral, filmando cidades tão importantes na obra dos músicos entrevistados, como Cabo Polônio e La Paloma, ou descer pelo oeste, acompanhando o trajeto do Rio Uruguay,  passando por Paysandu e registrando os pampas gaúchos e uruguaios. Depois de muito debate, estudo dos mapas e conversas entre a equipe, decidimos por essa última rota, uma vez que no inverno, o acesso às praias seria difícil e nos tomaria um tempo que não temos - afinal muitas e muitas entrevistas nos aguardam em Montevideo!!


Assim, decidimos atravessar o Rio Grande e cruzar a fronteira pelo oeste, com câmeras em punho prontas para registrarmos as paisagens frias desse horizonte que nos aguarda!! Devemos chegar em Montevideo no sábado, então fiquem ligados! Em breve venho postar fotos de tudo isso que eu contei aqui em cima e mais um tanto sobre o que veremos a seguir!!

;)

Postado por Chris Spode

Um comentário:

Mariana Sanchez disse...

Visualizei mentalmente as fotos, agora quero vê-las aqui! Buen viaje, chicos, cuidense mucho.

Postar um comentário