domingo, 24 de julho de 2011

Da chuva ao sol - descobrindo a Porto Alegre fria!

A semana foi de muita chuva e frio pelas paragens da capital gaúcha. E como não existe nada mais melancólico e representativo que a tão cantada chuva que cai sobre Porto Alegre, na quinta-feira saímos de câmera, guarda-chuvas e muitos casacos a tiracolo, atrás das paisagens cantadas por Vitor Ramil em sua Ramilonga.

Fomos atrás do "tango dos guarda-chuvas na Praça XV" e descobrimos um centro histórico de lindas construções antigas margeadas por edifícios novos e cinzas, onde centenas de transeuntes esbarravam seus guarda-chuvas, em um tango ainda mais coreografado do que o cantado por Vitor. Graças a visão de Luciano (para quem uma poça d'água nunca é apenas uma poça d'água) e ao talento dos nossos mestres Hans e Eli, conseguimos imagens lindas que emocionarão até mesmo (ou talvez ainda mais) às milhares de pessoas que passam por aquelas calçadas diariamente, e que nutrem por essa cidade um amor e orgulho raro.

Molhados e com frio, mas fascinados pela cidade que se desnudava a nossa frente, fomos atrás de outras paisagens lindas e cinzas. Encontramos o "Guaíba deserto, barcos que não estão" às margens do Gasômetro que com a temperatura tão baixa, parecia ter sido reservado apenas para nós.

Às margens do Guaíba, na Usina do Gasômetro

Após nossas andanças pela chuva, a sexta-feira amanheceu ensolarada, fazendo com que a temperatura subisse um pouco, dentro e fora de casa: era o dia de gravarmos nossa última entrevista na cidade, com nosso anfitrião Marcelo Delacroix. Primeiro tivemos o prazer de acompanhar seu ensaio, já que ele se prepara para sair em uma pequena turnê pelo interior do RS. Depois, foi a vez de gravarmos sua entrevista e ouvirmos muito sobre seu trabalho, sua participação no projeto Sin Fronteras e sua parceira com o uruguaio Dany Lopez - que também entrevistaremos em Montevideo -  no belíssimo projeto Canciones Cruzadas.

Eli, Luciano, Lia, Marcelo (sentado), Chris e Hans

 Como o sábado também prometia ser de sol, Marcelo e sua namorada Lia nos prometeram um cenário imperdível: o Parque Estadual de Itapoã, com campos, matas, dunas, lagoas, praias e morros às margens do lago Guaíba e da laguna dos Patos. Ao chegarmos foi impossível não ficarmos impactados com a beleza incrível da Praia da Pedreira, e com um pôr-do-sol de tirar o fôlego, que claro, rendeu mais uma série de imagens incríveis.

 Hans e Eli captando as cores lindas do pôr-do-sol ás margens da Praia da Pedreira

E hoje será a vez de sairmos atrás de paisagens rurais, aproveitando que o sol parece ter vindo para ficar, apesar do friozinho que ainda bate em nosso horizonte. Amanhã iremos para Santo Antonio da Patrulha, para entrevistarmos e registramos o show de Zelito e Pirisca Grecco, então na terça-feira teremos mais novidades por aqui!!

 Luciano, Chris, Hans, Lia e Marcelo

Para encerrar, deixo vcs com essa foto de (quase) toda a equipe (o Eli era o fotógrafo oficial) com nossos anfitriões e um vídeo lindo do Marcelo cantando com Vitor Ramil.


;)


Postado por Chris Spode

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá pessoal!

Muito legal o trabalho de vocês, já esta rendendo muitos comentários aqui pelo Sul. Sou professor, músico de "hobby" e pesquisador de Jaguarão do Sul, fronteira, e fico muito feliz que estão desenvolvendo um road movie nestes moldes.

Uma de minhas dicas, é o trabalho de um músico gaucho que vi em Montevideo. Chama-se Roger Canal, ele tem um trabalho de pesquisa sonora MUITO legal e desenvolve sua música utilizando muito da estética do frio, templadismo e cultura gaucha em geral. Usa bombo leguero, escaleta, instrumentos do folclore porém com uma linguagem mais contemporânea. Me chamou muito atenção justamente
por propor um sopro de renovação na nossa música e cultura, mas sem perder a identidade e essência.

Na ocasião ele tinha feito mais de 40 apresentações entre Uruguay e Argentina, e sei que agora esta prestes a lança um disco.
É mais ou menos um homem orquestra, monta suas músicas ao vivo, na frente do público:
http://www.youtube.com/watch?v=8SKOQXmwDSE

Aqui ele em parceria com o Pablo Gignoli (Orquesta Tipica Fernandez Fierro - ARG):
http://www.youtube.com/watch?v=KBjnEuvgO8A&feature=related

Um abraço cordial de Jaguarão do Sul!
Celso

Mariana Sanchez disse...

Sensacional viajar com uma luz dessas, hein? Aproveitem o finzinho do Brasil, logo vem o Uruguai. Se ainda der tempo, Cris, faça contato com o Guillermo Pesoa, ex-Pequeña Orquesta Reincidentes. Ele e o Aristimuño tinham que estar nesse doc! Un saludo muy fuerte a tod@s!

Postar um comentário