quarta-feira, 20 de julho de 2011

Pequeno começo e grandes entrevistas!

Finalmente em solo gaúcho! Depois de um pouco de chuva e mais de nove horas de viagem, desembarcamos na capital gaúcha para sermos ciceroneados pelo grande Marcelo Delacroix, que nos levou à cidade baixa para repormos as energias em um primeiro tour pela cidade.

Depois de um descanso mais do que merecido, na terça-feira era hora de colocar a montanha de equipamentos para funcionar e começarmos as tão planejadas entrevistas. E para inaugurar oficialmente as gravações, ninguém melhor do que nosso amigo Lucas Panitz, geógrafo por trás do trabalho que tanto nos ajudou a dar forma ao documentário. Lucas nos contou sobre seu processo de pesquisa, sua aproximação pessoal com a música e seus planos de aprofundamento do tema, através de um doutorado que deverá, em parte, ser feito na França.

Após essa primeira filmagem, seguimos para um encontro com o jornalista Juarez Fonseca, que dedicou sua carreira retratando e trabalhando com a cena cultural gaúcha. Grande conhecedor do trabalho e dos músicos que entrevistaremos, a conversa informal com Juarez foi ótima para que pudéssemos conhecer um pouco mais a respeito panorama musical que deu vida as manifestações de Vitor Ramil e tantos outros.

Para encerrar o já longo dia, fomos à casa de Mario Falcão, outro cantor e compositor fantástico que tem trabalhado muito com Sebastian Jantos, um músico uruguaio que também já esta na nossa lista de entrevistas agendadas. Além de falar sobre seu trabalho e suas parceiras, Mário deu uma palhinha com seu violão cantando para nós uma versão da música El Libro de Tu Piel de Sebastian, o que nos deu um gostinho do que é esta parceria que ainda deve render muitos frutos.

Como nem tudo é apenas trabalho, para encerrarmos o dia para lá de longo, fomos saborear um autêntico churrasco gaúcho com o Renê Goya e a Vivian Schäfer, da Estação Elétrica, uma produtora de cinema e vídeo local com um uma série de documentários incríveis a respeito de grandes músicos do estado.

Hoje, como não poderia deixar de ser, foi dia de acordar cedo e sair novamente à rua para entrevistarmos Arthur de Faria, músico sensacional que nos recebeu em uma sessão de ensaio com Fernando Pezão, com quem forma o Duo Deno, um de seus muitos projetos musicais. Arthur nos falou de seu trabalho, suas influências e principalmente, suas parcerias que resultaram em trabalhos como a Surdomundo Imposible Orchestra, que une vários músicos Argentinos, Uruguaios e gaúchos como Martín Buscaglia, que também já figura na nossa lista de obrigatórios em Montevideo.

Depois, encerramos esse dia frio e chuvoso com Richard Serraria, que nos recebeu com um café e nos falou de seu trabalho mais recente, Pampa Esquema Novo, e da parceria com músicos como Daniel Drexler, com quem já cantou em Buenos Aires, Montevidéo e Porto Alegre. Nesse disco há ainda as participações especiais do já citado Sebastian Jantos, o argentino Pablo Grinjot, além de Marcelo Delacroix entre outros.

Depois de muita correria, chuva e conversas incríveis, amanhã será dia de irmos atrás dessa Porto Alegre chuvosa sobre a qual o Marcelo canta no vídeo do post aqui de baixo. Vamos percorrer o centro antigo, a Praça XV, a Redenção e mais outros lugares que nos permitam transmitir em imagens um pouquinho dessa cidade linda e inspiradora que tem nos recebido de braços abertos!

E como não podia deixar de ser, segue um videozinho da Surdomundo Imposible Orchestra, com Arthur cantando Milonga da Casa Tomada, música que tivemos o prazer de escutar (e registrar, claro!!) hoje!

Ah!! E fica aqui mais um agradecimento a todo mundo que tem comentado em nossa página no facebook, a participação de vcs é um bálsamo para nossos dias corridos!!!


;)


Surdomundo Imposible Orchestra ao vivo no Auditório Ibirapuera, São Paulo, 2010. Arthur de Faria (voz), Ignacio Varchausky (contrabaixo), Martin Buscaglia (violão e barulhinhos), Caíto Marcondes (derbak), Martin Sued (bandoneon), Osvaldo Fattoruso (bateria), Maurício Pereira (claves).




postado por Chris Spode

3 comentários:

Cíntia disse...

Estou adorando acompanhar a viagem de voces...me da uma saudade de POA!Como a aventura esta so começando, ainda tenho muito o que lembrar e me emocionar atraves dos relatos de voces!!!
Um abraço a todos e um especial ao Marcelo Delacroix (tivemos a oportunidade de trabalharmos juntos).

A Linha Fria do Horizonte disse...

Oi Cíntia!!! O abraço para o Marcelo foi devidamente dado e retornado, ele nos contou que vc esta morando na Itália e eu comentei que é uma honra ter alguém de tão longe acompanhando nosso processo!! Não deixe de comentar!! abraços!!! chris

Mariana Sanchez disse...

O título da música é quase emprestado de um conto do Cortázar! Adorei o humor do Arthur em equilíbrio com a melancolia do bandoneon. Linda canção, parabéns pela descoberta.

Postar um comentário