quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Argentina, estrada e finalmente... casa!

E depois de quatro semanas.... Finalmente voltamos para casa!!! Depois de dois dias inteiros de viagem (saímos de Buenos Aires, via Buquebus até Colônia del Sacramento, e depois viemos pelo litoral, atravessando a fronteira por Jaguarão/RS), chegamos ontem à noite em Curitiba! Para eu, Luciano e Eli, foi o tão aguardado retorno à casa - para o nosso chileno favorito Hans, ainda faltam alguns dias até que ele possa ir ao Chile e depois retornar à Alemanha, onde vive com a família à mais de 25 anos.

Mas antes de falar como foi voltar à realidade após um mês na estrada, deixem-me contar como foram os últimos dias de viagem. Após registrarmos na quinta-feira um pôr-do-sol indescritível, nossos últimos momentos no Uruguay foram conturbados - devido a uma viagem de última hora não conseguimos conversar com Martín Buscaglia (mas não faltarão novas oportunidades!) e durante a última entrevista em Montevideo, com o grande Fernando Cabrera, sofremos um grande imprevisto: nosso carro foi arrombado, e alguns equipamentos levados. Depois do susto e de toda a correria, ainda tivemos que lidar com a burocracia de uma ida à polícia, troca de vidro do carro alugado, etc, etc. Mas não podíamos deixar a peteca cair, pois ainda tínhamos mais um super compromisso na agenda: registrar o show de Daniel Drexler e Pablo Grinjot no dia 07/08, na sala Zavala Muniz, no lindo Teatro Solís. E que show maravilhoso! Foi emocionante, após termos acompanhado de perto os preparativos, podermos conferir o resultado dessa amizade e parceria musical de tirar o fôlego! Antes disso, acompanhamos Daniel e Pablo em uma entrevista na rádio Espectador.com, onde o Luciano tbem teve a chance de falar um pouquinho sobre o projeto e a proposta do filme.

E então, era hora de partirmos para o destino final da nossa jornada: Buenos Aires! Na segunda-feira, 08/08,  fizemos a travessia do Buquebus via Colônia del Sacramento, em um dia chuvoso onde o agitado Rio da Plata resolveu testar o equilíbrio e estômago de todos! E chegamos em uma BsAs fria e chuvosa, perfeita para o clima que procurávamos durante toda a viagem. Já na terça-feira começamos nossa rodada de entrevistas na Argentina com Carlos Moscardini, que nos recebeu com uma simpatia incrível e nos deu uma lição sobre música, milonga, e ainda contou tudo sobre sua parceria com Vitor Ramil no desenvolvimento, gravação e turnê do álbum Delibab. Na quarta foi a vez de Tomi Lebrero, um dos destaques da nova geração da música porteña, que nos contou tudo sobre suas influências, seus intercâmbios com o Brasil e ainda nos arrepiou com algumas músicas suas. Na quinta fomos até Beccar, pertinho de BsAs, para encontrarmos Pablo Grinjot, e conversarmos com ele sobre seu trabalho e sua parceria não somente com Daniel, mas sobre suas gravações com brasileiros como Zelito e Pirisca Grecco. Para sexta-feira, tínhamos programada uma entrevista com Santiago Vasquez, com quem já havíamos conversado na terça durante a apresentação de um de seus vários projetos musicais, La Grande. Mas infelizmente, por um imprevisto de última hora ele precisou cancelar, e como já no sábado tínhamos que ir para La Plata, agendamos para uma próxima visita! Em La Plata, durante nosso último dia de gravações, tivemos o prazer de entrevistar Kevin Johansen, um dos personagens iniciais do documentário, e cujo trabalho ajudou a fomentar toda a idéia do projeto. Conversamos com ele um pouco antes do seu show com sua banda The Nada e com o cartunista Liniers, e ele nos falou um pouco sobre seu som globalizado e suas idéias a respeito do subtropicalismo, brincadeira que ele faz em homanagem ao tropicalismo brasileiro.

E após gravarmos o show (incrível por sinal!!), finalmente nos demos conta que havíamos vencido toda a maratona de entrevistas que havíamos nos proposto, e que após quatro semanas na estrada, finalmente era hora de retornar para casa. Ainda nos camarins, compartilhando da confraternização dos músicos após o show, fizemos um brinde à jornada, ao cansaço, mas principalmente, às imagens belíssimas que tivemos a chance de registrar, às pessoas maravilhosas e músicos incríveis que tivemos a chance de conhecer, e ao fato de que com certeza, essa foi somente a primeira de várias outras viagens que acontecerão até que esse documentário seja finalizado. Ficará na memória de nós quatro a gentileza e hospitalidade de Marcelo Delacroix, que abriu as portas da sua casa para 4 malucos de Curitiba, o calor e amizade com o qual fomos recebidos pela família de Daniel Drexler, e sua eterna disponibilidade em nos ajudar e principalmente, a simpatia e simplicidade de todos os músicos e entrevistados, que forneceram um conteúdo muito além do que poderíamos imaginar no começo disso tudo.

Foram quatro semanas de convivência, de correria e atropelos, de cenários deslumbrantes e pessoas incríveis. Foram horas e horas de material coletado, que ainda será acrescido por mais horas de novas gravações que acontecerão, se tudo der certo, em um futuro próximo. E mais do que tudo, foram quatro semanas de realização de um sonho - que está apenas começando!

Uma vez mais, fica um agradecimento imenso a todas as pessoas que nos acompanharam por aqui, que curtiram e comentaram nossa página no facebook, que deram dicas, sugestões (que por pura falta de tempo, não puderam ser todas conferidas) e que torceram pelo filme. Ter essa interatividade foi incrível!! E esperamos que todos vcs ainda continuem nos acompanhando e aguardem ansiosos pela finalização do filme e pela estréia, que deve acontecer em algum momento do segundo semestre do ano que vem.

Até lá, deixo vcs com mais algumas fotos, e a promessa de vir sempre contar em que pé anda a produção!!

Obrigada pelo companhia nessas quatro semanas inacreditáveis, e nos vemos em breve!!

;)


 Pôr-do-sol no Rio da Plata
  Pôr-do-sol no Rio da Plata
  Pôr-do-sol no Rio da Plata
  Pôr-do-sol no Rio da Plata
  Pôr-do-sol no Rio da Plata
Pôr-do-sol no Rio da Plata
  Pôr-do-sol no Rio da Plata
 Entrevista na Rádio Espectador.com
  Entrevista na Rádio Espectador.com
 Pablo e Daniel da rádio Espectador.com
 Show de Pablo Grinjot e Daniel Drexler
  Show de Pablo Grinjot e Daniel Drexler
  Show de Pablo Grinjot e Daniel Drexler

 Entrevista com Fernando Cabrera
  Entrevista com Fernando Cabrera


Postado por Chris Spode

2 comentários:

Denise disse...

Amei o texto. Que barra o assalto, hein? Agora quero saber as novidades pessoalmente.

A Linha Fria do Horizonte disse...

Dê querida, brigada!! E em breve nos vemos para eu contar tudo!!! ;)

Postar um comentário